Consoles Dicas Guia de jogos Jogos

Confira 5 dicas para se tornar um bom desenvolvedor de jogos

Escrito por Leonardo Carregal

Se você é o tipo de pessoa na qual os jogos são uma grande parte da sua rotina, por que não transformar a sua paixão em trabalho? Saiba que gostar de games é um requisito para ser um bom desenvolvedor de jogos. Nessa indústria que não para de crescer, você pode aproveitar para desenvolver seus próprios jogos e ganhar dinheiro com isso.

Este post traz 5 dicas para que você se torne um bom desenvolvedor de jogos e faça parte dessa comunidade games. Boa leitura!

1. Escolha uma boa ferramenta

Existem muitas ferramentas voltadas para facilitar a vida do desenvolvedor de jogos. Engines como Unity 3D e Game Maker são utilizadas por grandes estúdios por serem bastante versáteis e multiplataforma, ou seja, com um mesmo código é possível exportar uma versão para Android, iOS e Web.

Para desenvolvimento no Unity 3D é preciso conhecer a linguagem de programação C# ou JavaScript, mas existem muitas funcionalidades nas quais não é preciso escrever nenhuma linha de código. Contudo, para um jogo mais complexo é importante ter conhecimentos de programação orientada a objetos.

Já o Game Maker utiliza uma linguagem de programação exclusiva do programa, chamada Game Maker Language (GML). O GML é uma linguagem simples que pode ser aprendida rapidamente e, ainda assim, é possível criar efeitos gráficos avançados, como shaders.

2. Aprenda design

Mesmo que você decida ser um programador no desenvolvimento de um jogo, é muito importante que você aprenda alguns conceitos de design, pois muitas vezes você pode não encontrar um designer disposto a ajudá-lo no projeto. Porém, mesmo que você tenha um designer no seu time, é sempre útil saber os conceitos básicos de design.

Um dos conceitos mais importantes de design que você precisa conhecer é o User Experience (UX). Ele reúne elementos e fatores relativos à percepção e interação do usuário ao utilizar uma ferramenta. Dessa forma, ele é importante em um jogo para que a interface seja intuitiva e o jogador se sinta confortável ao jogar o game.

3. Especialize-se

Apesar de ser importante conhecer de tudo um pouco dentro do universo de desenvolvimento, é interessante você escolher alguma área em que você tenha mais facilidade e se especializar nela. Se você gosta de programar, não fique limitado somente aos tutoriais de games, estude a linguagem de programação de uma forma geral através de documentação oficial e fóruns de discussão.

A especialização é ainda mais importante caso você opte por montar uma equipe de desenvolvimento, pois não é interessante que todos da equipe saibam pouco de tudo. Cada um do time deve ter uma função e saber muito bem o que fazer.

4. Troque ideias com outros profissionais

A indústria de games é muito ampla e está repleta de profissionais dispostos a ajudar. É uma comunidade bastante acolhedora e o melhor a se fazer quando você tiver algum problema é conversar com outras pessoas da área. Pode ser que elas tenham passado pelos mesmos problemas e tenham alguma solução simples.

Esteja sempre disposto a expandir sua rede de contatos, pois é a melhor forma de montar uma equipe de desenvolvimento, mesmo que cada membro esteja em um lugar diferente do mundo.

5. Conheça muitos jogos

Por fim, um desenvolvedor de jogos precisa conhecer vários tipos de jogos diferentes para saber o que funciona para cada público-alvo. Além disso, você pode utilizar esses games para se inspirar e criar novas mecânicas para lançar um jogo inovador. Por isso, jogue até mesmo os games que você não gosta, seja RPG ou um simples game de corrida infinita, pois existe um grupo de pessoas que gosta de cada tipo de jogo.

Deu para notar que não é difícil ser um bom desenvolvedor de jogos. Essa é uma indústria bastante poderosa e que está em constante crescimento. Aproveite essa maré de oportunidades e estude com bastante afinco que o sucesso dos seus games será apenas uma consequência do seu esforço.

Gostou do post? Então nos siga no Facebook, Pinterest, Google+ e Twitter para ficar por dentro das novidades do mundo dos games!

Share This