Jogos

Relembre 5 jogos clássicos que revolucionaram a história dos games

Escrito por Leonardo Carregal

Desde o surgimento dos videogames, em 1972, essa indústria de entretenimento evoluiu bastante. Após oito gerações de games que passaram dos 8-bits para resoluções em 4K, com gráficos que beiram à perfeição, é interessante parar para relembrar quais foram os jogos que revolucionaram essa indústria que tanto amamos.

É por isso que resolvemos listar aqui 5 jogos clássicos de diferentes plataformas que revolucionaram não apenas a história dos games, mas essa indústria como um todo! Veja se você já conhece todos eles!

1. Space Invaders (Atari)

Nos primórdios do games, Pong era o jogo de maior sucesso. Mas depois de tantas variações que não traziam novidade alguma, a própria indústria recém-nascida dos videogames sofreu sua primeira crise.

Ao final dos anos 70, quando o mercado já estava de saco cheio, sem nenhuma vontade de investir em jogos eletrônicos, eis que surge Space Invaders. Lançado em 1978, o jogo, que consistia apenas em atirar e destruir diversas fileiras de alienígenas, foi um fenômeno mundial.

Se você quer entender a importância de Space Invaders para o futuro dos videogames, basta saber que foi esse o game responsável por influenciar as mentes de Shigeru Miyamoto (Super Mario Bros) e Hideo Kojima (Metal Gear Solid).

2. Super Mario Bros (NES)

Super Mario Bros é provavelmente um dos jogos clássicos mais influentes de todos os tempos.

Lançado em 1985 no Japão, esse foi o game que imortalizou o gênero de side-scrolling (jogos de plataforma com rolagem lateral). Seu sucesso foi tão grande, que ele consta até hoje entre os primeiros lugares dos jogos mais vendidos de todos os tempos.

Apesar de a primeira aparição do personagem ter sido em Donkey Kong (1981), foi somente em Super Mario Bros que o famoso encanador bigodudo ficou famoso, tornando-se a maior franquia da Nintendo.

Seus jogos fazem sucesso até hoje e muitos fãs divergem sobre qual foi é o melhor: Super Mario Bros 3 ou Super Mario World?

3. Sonic the Hedgehog (Mega Drive)

Sonic the Hedgehog foi lançado em 1991 com o objetivo principal de se tornar um símbolo para a Sega, assim como Mario era para a Nintendo. Nem precisamos dizer que foi bem-sucedido, né? Não há ninguém que não conheça o famoso ouriço azul capaz de correr na velocidade do som!

Apesar de o jogo não inovar tanto nas mecânicas do side-scrolling, ele se apresentou como um concorrente à altura, deixando seu rival com as pernas bambas.

Sonic fez tanto sucesso que alguns fãs chegam até mesmo a considerá-lo melhor do que o próprio Mario!

4. Resident Evil (Playstation)

Resident Evil (lançado em 1996 para Playstation e posteriormente para outras plataformas) não é o pioneiro dos jogos de Survival Horror (alô, Alone in the Dark?), mas, com certeza, foi o game que popularizou o gênero.

Acompanhar Jill Valentine e Chris Redfield na exploração de uma mansão repleta de zumbis deixou muitos marmanjos com as calças borradas naquela época.

Com um design impecável e sons capazes de eriçar os pelos da nuca, o game é até hoje um marco na história dos jogos de terror.

5. Half Life (Windows)

Para finalizar a nossa lista, seguindo a linha temporal de lançamentos, não poderíamos deixar de citar Half Life, o jogo que revolucionou o FPS (tiro em primeira pessoa) com seus gráficos e mecânicas incríveis. Nesse embalo, também popularizou um dos multiplayers mais famosos do mundo: Counter Strike.

Lançado em 1998 e produzido pela Valve, esse foi o primeiro FPS que inovou ao mesclar uma narrativa incrível com a típica ação frenética do gênero.

Sem qualquer cutscene durante sua gameplay, Half Life se deixa guiar inteiramente pelo jogador. Ao assumir a pele de Gordon Freeman, você terá uma das melhores experiências imersivas que um game pode proporcionar!

Existem ainda diversos outros jogos clássicos que mereciam estar nessa lista, mas resolvemos listar aqueles que mais se destacaram até o final do século XX. Se você ainda não teve o prazer de jogar algum deles, não perca mais o seu tempo! Esses são jogos obrigatórios para todos os amantes de videogame!

E já que estamos falando de jogos clássicos, que tal dar uma olhada neste outro artigo, em que listamos 5 remakes incríveis de algumas franquias famosas!

Share This