Consoles

Vídeo game ou computador: qual vale mais a pena?

video-game-ou-computador-qual-devo-comprar

Ei, não se preocupe, você não está sozinho. O dilema que você está passando é o mesmo que todo gamer enfrenta em algum momento: invisto em um videogame ou um computador robusto para jogar?

A verdade é que não existe uma resposta definitiva para esta pergunta, mas, levando em conta prós e contras de cada plataforma e que tipos de jogos você gosta, é fácil decidir qual é a melhor opção para você.

Quer entender as diferenças entre videogame e computador, e decidir qual vale mais a pena? Nós vamos te ajudar!

As vantagens do videogame

Os consoles sempre foram uma constante na vida dos gamers, desde os primórdios da Atari. Sua principal vantagem está no preço, geralmente, bem abaixo de um computador gamer de ponta. Mas existem outros pontos que devem ser contados a seu favor quando você tiver que tomar uma decisão:

Praticidade

Você compra o jogo, baixa ou coloca o disco no console, aperta START e pronto! Uma grande vantagem dos videogames que os separam dos computadores é que o jogador não precisa se preocupar com configurações de gráfico, hardware etc. O jogo vai rodar sempre da forma como foi pensado pelos seus desenvolvedores.

Conforto

Jogar do sofá: tem experiência mais relaxante? Como os consoles são pensados para a sala de TV, você não precisa sentar em uma cadeira e ficar horas na mesma posição.

Durabilidade

Quando você compra um console, sabe que a empresa está comprometida a entregar jogos de qualidade e que tirem proveito máximo do sistema por, pelo menos, cinco anos.

Recentemente, Microsoft e Sony vêm criando versões intermediárias de seus videogames, mas apesar de algumas melhorias, o console que você compra no dia do lançamento vai ser útil por toda a geração.

As vantagens do computador

Um computador gamer é mais caro do que um videogame e exige atualizações mais frequentes, mas também tem suas vantagens para os jogadores. Veja abaixo.

Customização

Monte a máquina do jeito que você quer. Ao contrário dos consoles, você pode adequar o seu computador ao uso que você vai ter. Se quer jogos de ponta, invista em placa de vídeo. Se vai usar também para o trabalho, pense em mais memória RAM. Mas lembre-se que toda melhora tem um custo extra.

Desempenho

Em geral os computadores são mais potentes que videogames. Com o dinheiro a mais que você gasta na hora de montar a máquina, você ganha mais quadros por segundo, filtros gráficos, texturas de maior qualidade e polígonos mais detalhados.

Teclado e mouse

Hoje em dia, os controles modernos são muito mais bem resolvidos para jogos de primeira pessoa, além de todos consoles serem atualmente compatíveis com teclado e mouse. A vantagem do PC aqui, caso você goste muito e priorize os jogos em primeira pessoa ou de estratégia, é a ergonomia de estar sentado em uma mesa próximo à tela, com mais controle de suas ações.

A resposta certa

Como dissemos no começo, não existe resposta certa, tudo depende dos jogos que você gosta e do seu uso para qualquer um dos dois. Mas você está esperando uma resposta, não é? Então lá vai: se você joga de tudo, vá de console.

Além da experiência mais confortável e da praticidade de não ter que se preocupar com configurações e atualizações, os desenvolvedores geralmente priorizam as plataformas de videogame na hora de criar jogos. Isso faz com que o ganho de desempenho no computador muitas vezes não compense o dinheiro extra investido.

E aí, concorda conosco? Qual você prefere, videogame ou computador? Vai ali nos comentários e conta para a gente!

Share This