Consoles Dicas

Veja quais são os cuidados ideais para conservar o seu videogame

Cuide-bem-do-seu-video-game

Nada é mais assustador do que ligar seu videogame preferido e ele não dar qualquer sinal de vida. Um console de última geração custa alguns milhares de reais e alguns cuidados básicos precisam ser praticados para conservar o videogame funcionando a contento.

Quer evitar esse e outros sustos? Siga nossas dicas e saiba como conservar o videogame.

1. Limpeza é fundamental

Evite comer perto do seu videogame (ou sobre ele), migalhas e respingos de comida podem adentrar partes de seu equipamento e provocar um mau contato ou curto-circuito interno, este último é geralmente fatal. O mesmo se aplica a seus acessórios, como joysticks e pads, principalmente nos seus conectores.

A poeira ambiental também afeta os delicados circuitos eletrônicos e deve ser removida periodicamente, por escovação ou jato de ar.

A poeira, combinada com umidade e ar salinizado da praia, pode levar à formação de uma película condutiva sobre a placa-mãe que, no mínimo, vai interferir no funcionamento, podendo, em casos críticos, levar à queima do videogame.

Um conselho básico: só faça qualquer tipo de limpeza com seu equipamento desligado da tomada.

2. Cuidado com os raios

Um problema muito frequente são os raios. Eles são devastadores para seu videogame (e para todos os equipamentos eletrônicos de sua casa).

Evite usar estabilizadores de voltagem; a prática demonstra que eles são ineficazes, porque a fonte do console já é estabilizada (full-range, 80 a 260 volts), conhecida como multivoltagem automática.

O melhor é utilizar os chamados filtros de linha, adquiridos em lojas de produtos eletrônicos por preço acessível. Dê preferência aos que possuem especificação “antirraio”, porque apresentam um nível de proteção mais alto.

Caso você possa fazer um investimento maior, use um no-break. Além de servir como proteção antirraio, se houver queda de energia você não perderá seus pontos do jogo.

3. Mantenha seu equipamento ventilado

Seu videogame tem um processador gráfico “cabeça-quente”, porque existem, internamente, milhões de transistores que geram calor, e tanto mais calor será gerado, quanto mais intenso for o jogo.

Evite colocar seu console embutido dentro de um móvel sem ventilação. Se for colocá-lo sobre a cama, verifique a existência de um espaço por baixo para a livre circulação de ar.

Se o console “afundar” no cobertor macio, ele vai se “sufocar”, superaquecer e travar; portanto, use uma base sólida como apoio.

4. Evite quedas e vibrações intensas

Você leva seu incrível videogame para todo lado, não é mesmo? Mas, para conservar o videogame em perfeitas condições, não o deixe sofrer impactos e, muito menos, quedas.

Vibrações intensas também devem ser evitadas, pois os principais componentes do aparelho são chips com centenas de microcontatos tipo BGA (Ball Grid Array; bolinhas de estanho medindo cerca de 0,3 mm de diâmetro, com espaços de 0,5 mm) que são soldados ao circuito impresso (a placa-mãe) e a solda pode fraturar em caso de impacto.

Uma queda de uma altura de ½ metro, em uma superfície de concreto, por exemplo, pode ser fatal. Bateu, levou para a oficina. Ainda não fabricam consoles com airbag, infelizmente.

5. Não deixe o videogame exposto ao sol

Adora o sol para pegar um “bronze”, não é? Mas isso não vale para seu videogame. Os raios solares incidindo diretamente sobre ele vai gerar calor adicional e se for de alta intensidade, pode entortar partes plásticas e sobreaquecer seu processador.

Evite a exposição direta, instalando seu console onde não bata sol. Se for transportar em um carro, cubra-o cuidadosamente; isso servirá também como proteção contra vibração.

Agora você já sabe como conservar seu videogame. Quer mais informações sobre jogos e consoles? Curta nossa página no Facebook!

Share This