Consoles Dicas Jogos

Relembre a trajetória das maiores empresas de game do mundo!

Escrito por Jony Games

A indústria dos games e consoles vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, e a tendência é que esse mercado evolua ainda mais. São bilhões de dólares movimentados por dia nesse ramo de negócios e os Gamers são surpreendidos cada vez mais com gráficos minuciosos e a jogabilidade beirando à perfeição em muitos games.

No entanto, nem tudo foi flores nesse mercado. Algumas das maiores empresas de jogos, como qualquer negócio em outras áreas de atuação, penaram no começo para conquistar a credibilidade e alcançar grandes fortunas. Bateu a curiosidade? Então acompanha aí um pouco da trajetória de algumas empresas de game:

Nintendo

Em Kyoto, no Japão, Fusajiro Yamauchi fundou a Nintendo Koppai, especializada em fabricar baralhos. Ninguém fazia ideia, lá em 1889 (sim, no século XIX!), de que essa empresa viraria o sucesso eletrônico que é hoje. Atualmente, ela vale quase 15 bilhões de dólares.

As criações mais famosas foram as franquias Super Mario, Donkey Kong, Zelda e Pokémon, embora nomes como MetroidAnimal Crossing e Star Fox também figurem entre os grandes jogos da história. Ela é responsável por plataformas como SNES, Wii, Nintendo 64 e o lendário Game Boy.

Dentre as principais inovações que a empresa japonesa trouxe estão os botões L e R, jogos multiplayer, controle de movimentos, botão direcional e o sistema de salvar o game.

Capcom

A empresa que revolucionou os jogos de luta como são hoje, dona da franquia Street Fighter e criadora de nada menos que o game Resident Evil. nasceu em 1983 e um ano depois lançou o primeiro jogo arcade, intitulado Vulgus. Já esteve melhor das pernas, mas ainda ostenta o posto de uma das empresas de games mais valiosas do mercado graças aos seus grandes sucessos.

SEGA

Falar de SEGA naturalmente é lembrar de Sonic, um de seus maiores sucessos (embora também conte com franquias valiosas como Shinobi, NiGHTS e Toejam & Earl). A empresa de jogos eletrônicos foi criada em 1940 e seus principais consoles foram o Master System e o Mega Drive, com mais de 35 milhões de unidades vendidas no mundo.

Ela chegou a passar por momentos de instabilidade econômica, mas se recuperou graças ao seu porco-espinho famoso.

O que é mais curioso é que boa parte de sua renda se deve não ao que ganham com os games, e sim aos valores obtidos pelas máquinas de cassinos na Ásia.

Sony

Quando as crianças ligavam no programa Bom Dia & Cia., o que mais se ouvia na hora dos prêmios era “PlayStation, PlayStation”! A Sony, empresa japonesa fundada em 1946, até hoje é sinônimo de modernidade.

Pioneira em muitos produtos eletrônicos, acabou virando um império da tecnologia e do entretenimento. O Playstation foi anunciado 1994 e, já na sua segunda edição, o console se transformou em um dos mais vendidos da história.

A Sony também contribuiu com games de grande apelo comercial como God of War, InFamous, Wild Arms The Last of Us, entre outros.

EA Sports

Os fãs de esportes e de games, assim como Tiago Leifert, apresentador do programa geek Zero1, sempre terão entre seus favoritos a franquia FIFA.

No ramo esportivo, a EA Sports domina com jogos como Madden NFL e Need for Speed, sem contar os outros grandes sucessos como The Sims, SimCity e Battlefield. Foi fundada em 1982 por Trip Hawkins e com um investimento inicial de 200 mil dólares. Entretanto, hoje, ela possui uma receita de mais de 4 bilhões de dólares.

Microsoft

A empresa de 1975 do bilionário Bill Gates entrou no mercado da indústria de jogos em 2002 e causou um grande impacto.

Responsável pela plataforma XBOX e o revolucionário Kinect, a Microsoft possui uma receita de mais de 39 bilhões de dólares. É considerada a empresa de jogos mais rica do mundo, dona das franquias de games Halo, Gears of War, Age of Empires e várias outras.

Quem é viciado em games e costuma comprá-los no dia que lançam com certeza já deve ter experimentado algum jogo dessas empresas e ainda tirou onda com os amigos mostrando que é o melhor.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as empresas de game, não fique aí parado feito camper e siga-nos no FacebookTwitter, Pinterest e Google+!

Share This