Dicas

6 maneiras de ganhar dinheiro jogando vídeo game

conheça-6-maneiras-de-ganhar-dinheiro-jogando-video-gme

Para os aficionados por tecnologia, ganhar dinheiro jogando videogame pode parecer um sonho bem distante da realidade. Engana-se, porém, quem julga que não é possível: com a internet e o fortalecimento das redes sociais, é cada vez mais comum encontrar jovens que transformam o hobby em uma (boa) fonte de renda.

Você se identifica com o universo dos games e acha que pode se destacar? Neste post, vamos dar dicas para que aproveite seu talento para ganhar dinheiro. Vamos lá?

1. Ganhe competições

Uma excelente opção de investimento, é o universo e-sports. Os campeonatos dos games mais badalados não param de crescer e oferecem prêmios cada vez mais interessantes.

Hoje, já é possível ser um cyber-atleta com carteira assinada, patrocinador e, se você for realmente bom, ganhar mais que um jogador de futebol. Aliás, o interesse nesse segmento é tão crescente que até Corinthians e Flamengo estão formando parcerias com equipes gamer. (E esse pessoal não perde dinheiro, né?)

Se você é craque em LoL (League of Legends), CS (Counter-Strike) ou Dota, já é meio caminho andado: os jogos são populares e as disputas oficiais rendem milhões aos campeões. Para se ter uma ideia, o último torneio mundial de LoL, realizado em 2017 na China, teve uma premiação que ultrapassou a marca de US$ 4 milhões aos vencedores. Bom, não?

Fique certo, porém, de que, caso deseje ganhar dinheiro com sua aptidão nos games, a competição é acirrada e não basta ser apenas bom. Seja excelente! E, para isso, treine muito e persiga resultados consistentes.

2. Faça vídeos e tenha fãs engajados

Os canais de vídeos, ou mesmo os streamings (transmissões ao vivo, geralmente enquanto o jogador está em plena atividade no game, como o site twitch.tv), são cada vez mais comuns entre os jogadores profissionais e amadores. Tão comuns que o mercado pode até parecer um pouco saturado, mas ainda pode ser bem lucrativo.

Com a chegada do PlayStation 4 e do Xbox One, a tarefa ficou um pouco mais simples. Afinal, os consoles permitem capturar os vídeos com mais facilidade.

Para ter rentabilidade com a atividade, entretanto, não basta transmitir as imagens pela internet. É preciso conquistar, engajar e manter uma comunidade de fãs que esteja verdadeiramente interessada em acompanhar seu trabalho.

Para tornar isso real, habilidade e carisma são indispensáveis. Quando seu canal for relevante e apresentar números significativos de uma audiência cativa, será possível buscar parcerias e patrocínios, que gerarão dinheiro a partir de propagandas ou promoções.

Se você utilizar plataformas como o YouTube, tenha atenção às regras de monetização dos vídeos. Por exemplo, normalmente é necessário que tenha uma narração do começo ao fim. Regras são regras e não adianta nem reclamar que não foi pago pelo conteúdo sem cumpri-las.

Embora seja uma excelente oportunidade de ganhar dinheiro jogando videogame, fique atento à relevância de tudo que é produzido (e dos eventuais anúncios comerciais) ao seu público fiel. Nada mais chato — e também perigoso — do que promover algo que não interessa à sua audiência.

3. Teste jogos em desenvolvimento

As grandes empresas fornecedoras de jogos estão sempre em busca do próximo sucesso de vendas. A fim de garantir que o game seja pertinente ao perfil dos consumidores, é comum que acionem um time gabaritado para atestar a qualidade dos produtos.

Que tal fazer parte dessa equipe? Como um jogador experiente, você tem propriedade para tecer críticas construtivas, apontar eventuais erros (bugs, travamentos, problemas de desempenho) e sugerir melhorias para assegurar que o produto chegue ao cliente final o mais perfeito possível.

Para seguir por esse caminho, primeiramente ame games. (Sério! Ame mesmo, em todos os aspectos.) Não é uma questão de apenas jogar bem, essa é a parte básica do processo. Você precisa ter interesse pelo que está por trás dos jogos, como eles funcionam, para poder ser útil aos desenvolvedores.

Sem falar que nem tudo são flores. É um trabalho que exige muito tempo e disposição. E, apesar do crescimento, ainda é mal remunerado. Saber lidar com pressão e trabalhar em equipe é essencial. Afinal, você não vai trabalhar sozinho e vai lidar com prazos boa parte do seu tempo.

Ah, não vamos esquecer que, em alguns casos, para crescer na profissão, é importante investir em formação. Um curso focado em desenvolvimento de games e conhecimento em língua inglesa podem fazer toda diferença.

4. Produza conteúdo relevante e venda-os

O conhecimento que você acumulou com os games pode render conteúdos que interessam àqueles que compartilham do mesmo hobby. E por que não formatá-los em um produto vendável?

Com um pouco de paciência e de criatividade, você pode criar os famosos guias, os detonados e os tutoriais de forma bem bacana e, acredite, tem um bom público que paga por eles.

Hoje, com o dinamismo da internet e dos canais de venda (Amazon e Killer Guides), é possível escrever até um livro digital e comercializá-lo na web. É uma ótima forma de ganhar dinheiro fazendo aquilo que você gosta!

5. Compra e venda de itens em jogos online

Outra forma de ganhar dinheiro jogando é a compra e venda de itens. A prática é bem conhecida e já tem até história para contar.

O grande “boom” dessas transações veio com o lançamento de Diablo III. A Blizzard teve uma grande sacada, e possibilitou que os jogadores vendessem itens online no próprio jogo, em formato de leilão. E, a partir daí, tudo mudou.

O sistema era bem simples. Os jogadores podiam oferecer seus itens raros, armaduras e acessórios para os outros usuários por dinheiro real. Eram cobradas algumas taxas por item vendido (claro). Mas, ainda assim, o lucro era alto.

Para você ter uma ideia, alguns usuários chegaram a lucrar até US$ 10 mil com as vendas. Mas nem tudo que é bom dura muito. Em 2014, o recurso foi desabilitado, pois, segundo a empresa, alguns jogadores estavam agindo de má fé.

A boa notícia é que a prática não se limitou somente ao Diablo III. Outros jogos já usufruem do mesmo sistema, o que ajudou muito no aumento da segurança das transações. Afinal, você não precisa utilizar sites de terceiros e, com esse gerenciamento, tanto a compra como a venda são 100% garantidas.

6. Venda sua conta ou seus personagens

A venda de contas ou de personagens fortes é o método mais conhecido. Nesse mercado, vale tudo. Se você, além de excelente jogador, não sofre de apego com suas criações épicas, aproveite para lucrar com elas.

A compra de itens prontos, com diversas habilidades e magias, é bem comum entre a galera que joga World of Warcraft, por exemplo. Apesar de ter sido proibido em sites de leilão populares (eBay), por suspeita de violar os termos de uso do jogo, abriu espaço para outros tipos de site, que são mais especializados no assunto.

Para começar, você pode utilizar plataformas como o ArmoryBids ou o PlayerAuctions. Nesses sites, tem personagem sendo vendido por milhares de dólares.

Viu como é possível realizar o sonho de ganhar dinheiro jogando? Então, nada de desistir! Com a expansão do mercado gamer, muitas oportunidades ainda estão por vir.

Quer acompanhar de perto tudo que está rolando nesse universo? Não deixe de assinar nossa newsletter, cada vez mais recheada de dicas e informações que todo gamer precisa. Bons negócios!

Share This