Jogos

Jogos de tiro: veja a história do gênero mais jogado atualmente

Saiba-porque-jogos-de-tiro-é-o-genero-mais-jogado-atualmente

Há quase quatro décadas, os jogos de tiro se consolidam cada vez mais como um dos gêneros preferidos para quem gosta de games de ação sangrenta com recursos extraordinários e uma série de elementos secretos. Afinal, empunhar uma arma em um ambiente desconhecido com ameaças por todos os lados pode render vários picos seguidos de adrenalina.

Todas as reformulações dos títulos nos anos 90 trouxeram games considerados verdadeiros clássicos do estilo que, até hoje, estão entre os favoritos de muitos gamers. Para que você conheça cada detalhe sobre os títulos do passado e do presente, vamos mostrar neste post os jogos mais importantes da história desse gênero que está mais popular do que nunca.

Embarque no mundo científico de Half-Life

Um dos principais títulos do gênero, tido por muitos como o melhor jogo de tiro em primeira pessoa, o Half-Life pertence a uma franquia de apenas dois jogos principais. Os jogadores assumem o papel do Dr. Gordon Freeman ao embarcar em um primoroso universo de ficção científica.

A narrativa acelerada, o sofisticado design de fases e a inteligência artificial presente nos inimigos proporcionam uma experiência extremamente emocionante para quem está segurando o controle do outro lado da tela.

A série Gears of War também marcou época no gênero. O ponto central é a batalha entre espécies de humanoides subterrâneos modificados e a humanidade.

Fique por dentro da revolução de Halo 

A série de ficção científica militar conta uma história totalmente envolvente, considerada de grande destaque para a evolução do gênero. O enredo gira em torno de um confronto entre a humanidade e uma aliança religiosa alienígena, chamada de Covenant. O sucesso do game provou — de uma vez por todas — que jogos de tiro também são para consoles.

Conheça a importância de GoldenEye 007

O jogo é baseado nas aventuras do espião mais famoso do cinema. Em cada fase, o jogador encara o papel de James Bond em missões estratégicas em labirintos sem formatação linear. Verdadeira febre entre os adolescentes, o jogo foi lançado em 1997 para o console Nintendo 64 e impressionou pelas funcionalidades que eram, até então, inexploradas no mercado.

Aventure-se pelos caminhos de Spec Ops: The Line

Adaptação moderna de Coração das Trevas, romance de Joseph Conrad, a série de jogos se desenvolve em terceira pessoa. Com enredo avulso dos outros games da franquia, o título mostra táticas de pelotão.

A missão de salvamento é comandada pelo capitão Martin Walker, personagem controlado pelo jogador , que está acompanhado por uma equipe Delta Force.

Viaje ao passado com Doom

Uma das bases do estilo de tiro em primeira pessoa, o título foi lançado em 1993 e revolucionou o mercado. Por ser um dos pioneiros no gênero, o game foi responsável pela criação de diversas temáticas copiadas por outros jogos ao longo dos anos.

Vale também mencionar que Doom recebeu uma versão atualizadíssima em 2016, com gráficos da nova geração, mas mantendo alguns elementos clássicos da primeira leitura.

Encare o cenário realista de Call of Duty

Polêmica e popularidade caminham lado a lado em alguns jogos da série Call of Duty. Enquanto alguns amam o estilo frenético e as poucas mudanças que o jogo apresenta em suas versões anuais, outros declaram ódio à produtora Activision.

Contudo, cada lançamento desse game em primeira pessoa atraí público de todas as partes do mundo e faz com que seu lucro alcance  a casa dos bilhões. Os títulos, inicialmente, foram projetados para PC, mas, pouco tempo depois, ganharam versões para consoles. Os enredos intensos se baseiam em histórias sobre guerras, sejam elas fictícias ou não.

Outras séries importantes com cenários realistas são Battlefield, sobre a Segunda Guerra, e o popular GTA. Além disso, existem outras franquias que merecem destaque no cenário dos games de ação e que não poderíamos deixar de mencionar, são eles:

  • Sniper Elite;
  • Metal Gear;
  • Titanfall;
  • Rainbow Six de Tom Clancy’s;
  • Ghost Recon e Splinter Cell.

Se você é daqueles que não consegue desgrudar da tela do videogame após descobrir um novo título, já deve estar em busca de todos esses games para experimentar os principais jogos de tiro de diferentes épocas. No entanto, antes de começar sua maratona de ação repleta de momentos emocionantes, que tal saber um pouco mais sobre os benefícios que jogar videogame pode trazer a sua saúde?

Share This