Jogos

Confira nossa lista de 5 jogos que viraram filme (e deram certo)

5-jogos-que-viraram-filme-e-deram-certo

Quando sai a notícia de que um jogo será adaptado para os cinemas, bate aquele medo: em muitos casos, a produção é ruim, a história nada tem a ver com o game e o resultado passa longe do que os fãs imaginavam.

Mas essa “maldição” não atacou todos os jogos que viraram filme. Nos últimos anos, é possível citar adaptações elogiadas e sucessos de bilheteria que nos enchem de hype por outros lançamentos de qualidade no futuro. Pegue a pipoca, pause o game e vamos para a lista!

1. Mortal Kombat (1995)

Ele não é unânime em crítica, mas o primeiro filme baseado em Mortal Kombat foi o primeiro grande sucesso de bilheteria entre adaptações de games. Seu mérito é não se levar tanto a sério, com ótimas coreografias e fidelidade ao material original, incluindo lutadores clássicos.

Na sinopse, bem parecida com o jogo de 1992 lançado pela Midway nos fliperamas, um grupo de lutadores da Terra deve vencer um torneio de artes marciais organizado por um feiticeiro que deseja tomar o planeta. O elenco mistura atores sem tanta experiência, como Robin Shou (Liu Kang) e Bridgette Wilson (Sonya Blade), ao lado de veteranos como Christopher Lambert (Raiden, famoso por protagonizar o filme Highlander).

2. Lara Croft: Tomb Raider (2001)

A saga da arqueóloga milionária que busca artefatos históricos tinha tudo para ser um bom filme — e não desapontou! Levemente inspirada na franquia da Eidos, que estreou no Sega Saturn, a trama traz Lara Croft em busca do Triângulo da Luz, um objeto egípcio que controla tempo e espaço.

Angelina Jolie caiu como uma luva no papel de Lara e vale assistir só pelo desempenho da atriz e as cenas de ação. O problema é que o sucesso do filme foi tanto que uma sequência bem inferior saiu depois, manchando um pouco a reputação do primeiro.

3. Resident Evil: O Hóspede Maldito (2002)

Essa adaptação da franquia criada pela Capcom em 1996 no PlayStation não agrada a todos os fãs dos games, mas conquistou muita gente nos cinemas. Os protagonistas dos jogos, Jill Valentine e Chris Redfield, foram trocados por Alice (Milla Jovovich), que acorda sem memória em um laboratório subterrâneo infestado de zumbis. Pois é: nada de mansão nessa releitura, mas o cenário é bem construído e o clima de sobrevivência está lá.

O grande mérito do filme de Paul W.S. Anderson foi criar uma das franquias mais bem-sucedidas de jogos que viraram filme. Ao todo, foram seis produções, todas de ótima bilheteria e contando com elementos dos games.

4. Terror em Silent Hill (2006)

Quem jogou Silent Hill para PlayStation 1 em 1999 sabe como seria difícil adaptar a atmosfera do game de terror da Konami. Mas o diretor Cristophe Gans conseguiu, junto de boas atuações de Sean Bean, Radha Mitchell e Laurie Holden — isso segundo fãs e crítica!

A história foi mantida com mudanças pontuais. Em vez de Harry Mason procurando a filha na cidade de Silent Hill, ambos os pais fazem a busca, com a mãe entrando no município coberto por névoa. Personagens clássicos, como a policial Cybil e o inimigo Pyramid Head, aparecem junto com criações originais. O jogo é cultuado até hoje e a adaptação é lembrada como uma das melhores.

5. Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (2010)

O filme é baseado no jogo Prince of Persia: Sands of Time, feito pela Ubisoft em 2003 para PlayStation 2, Xbox e PC. Ele conta a história de um príncipe que precisa impedir um golpe de Estado dado pelo vizir Nizam. A arma do personagem é uma adaga mágica capaz de voltar durante alguns instantes no tempo.

Ele tem um elenco de peso, com nomes como Jake Gyllenhaal, Gemma Arterton e Ben Kingsley. E compensou: mesmo sendo o mais caro da lista, custando US$ 200 milhões, ele arrecadou US$ 336 milhões ao redor do mundo e foi o recordista de bilheteria por alguns anos entre adaptações.

E aí, a sua adaptação favorita está na lista ou você curte alguma produção que ficou de fora? Não deixe também de comentar aqui no post do blog da Jony Games quais jogos que viraram filme você acha que mereciam uma nova chance nos cinemas!

Share This