Dicas Jogos

5 maneiras de vender jogos usados

Aprenda-a-vender-jogos-usados

Se você costuma comprar games em mídia física, deve ter uma boa coleção de títulos já concluídos que não joga mais, certo? Já considerou negociá-los? Vender jogos usados para amigos ou pela internet pode ser uma ótima forma de conseguir dinheiro extra para comprar games mais recentes ou para outra finalidade.

Para ajudá-lo, neste post apresentamos cinco ótimas maneiras de vender seus games usados sem dificuldade. Confira!

1. Mercado Livre

O Mercado Livre é um dos maiores centros de compras e vendas pela internet do Brasil. Por lá, é possível comprar e vender de tudo. O site tem uma grande demanda por jogos usados e é possível arrecadar uma quantia interessante por lá. Alguns segredos podem ser úteis nesse processo:

  • faça uma pesquisa de preços no site para ter uma ideia de quanto cobrar pelos jogos, com base no estado de conservação, na data de lançamento e nas opções disponíveis por lá;
  • tire fotos da mídia física, para mostrar o estado da embalagem e do game;
  • descreva com bastante clareza o estado do jogo, quanto tempo ele tem de uso, para qual console serve e outros detalhes (se vem com algum DLC ou código promocional, por exemplo);
  • ​responda a todas as dúvidas dos interessados com atenção e educação.

2. Grupos no Facebook

O Facebook é outro endereço que pode ser uma boa solução para quem quer vender jogos usados. Existem diversos grupos especializados em troca e venda de games espalhados pela plataforma. E o melhor: eles estão organizados por cidades!

Para encontrá-los, na barra de pesquisas da rede social, escreva “games usados” seguido do nome da sua cidade: é bem provável que apareça o lugar certo para anunciar seus jogos. A dica é a mesma que serve para o Mercado Livre: tire muitas fotos, seja educado com os interessados e honesto sobre o estado do game.

3. Sites especializados

Quem não se sente muito confortável para vender seus jogos usados em público ou não quer lidar com a dificuldade de estabelecer preços, negociar com clientes e responder a dúvidas, pode procurar sites especializados. Eles funcionam da seguinte forma:

  • é preciso preencher um formulário para indicar qual game quer vender, para qual console e qual o estado do jogo;
  • algumas fotos são necessárias para confirmar a aparência do game;
  • o site faz uma proposta com base no estado do jogo, na demanda pelo título e em outros fatores;
  • ​se a proposta feita pelo site for aceita, basta enviar o game para eles e receber o dinheiro.

Nessa modalidade, dois sites se destacam: o Desapego Games e o Meu Game Usado. A vantagem desse tipo de negócio é que não é preciso estabelecer um preço fixo, já que é feita uma negociação. A própria plataforma do site divulga o anúncio e toda a transação é virtual. Confira como cada um deles funciona a seguir!

Meu Game Usado

É um site para troca e venda de jogos, consoles e acessórios para games usados. Cada uma das modalidades tem suas peculiaridades, mas a transparência de como as negociações acontecem é garantida.

Como os produtos são usados, muitas vezes são mais baratos — depende da demanda por eles. E, afinal, o fato de o item ser usado não é algo ruim, já que o site garante que tudo é previamente testado, além de oferecer imagens e garantia de, no mínimo, três meses.

Para a modalidade de troca, o site diz que é possível negociar qualquer produto do universo dos jogos na plataforma. Funciona assim: para trocar um ou mais produtos, deve-se enviar um e-mail para o site com suas características. A equipe responde em até 10 dias com uma proposta e os valores podem virar créditos para usar na loja.

Depois disso, é preciso enviar os itens para o endereço físico do site — se a negociação for maior do que R$ 300, recebe-se um cupom de postagem dos Correios. Os produtos enviados devem funcionar corretamente. Uma vez recebidos pelo site, os itens são avaliados e testados. Se estiver tudo certo, pode-se escolher entre receber o dinheiro na conta bancária ou desfrutar de créditos na loja.

Desapego Games

O Desapego Games é um site novo, que surgiu para suprir as dificuldades encontradas por dois amigos em vender e trocar jogos usados. A essência é basicamente a mesma do Meu Game Usado. A diferença está na forma como é feita a troca de produtos: no Meu Game Usado, ela ocorre entre usuário e loja, enquanto no Desapego Games o interessado pode trocar diretamente com outros usuários.

Assim, se você tem, por exemplo, um Nintendo Switch e quer, por qualquer motivo, trocar por um Playstation 4, pode entrar no site, ir até a aba de trocas, selecionar PS4 e ver se alguém está procurando por um Nintendo Switch. O site também permite que pessoas comentem os anúncios e apresentem outras negociações.

Trade Games

A Trade Games é um site especializado em compra e venda de jogos e acessórios usados, para Videogame. As cotações podem serem feitas através do site, e-mail ou mesmo what´s up. A equipe responde em média 48 horas úteis, após o primeiro contato. A empresa faz parte do grupo Jony Games. Referência no Mercado de comércio eletrônico (e-commerce) no interior de Minas Gerais.

4. OLX

Com um sistema parecido com o do Mercado Livre, a OLX fez sua própria fama ao permitir que os usuários negociem suas compras e vendas diretamente entre si, sem intermediários. Além disso, oferece anúncios gratuitos e sem limite de quantidade.

Outra vantagem é que é possível colocar a cidade ou o bairro em um anúncio para que ele seja distribuído para compradores e interessados da região. Diferentemente do Mercado Livre, o serviço da OLX pode ser totalmente gratuito, já que a maioria das transações é feita pessoalmente.

O único gasto que se tem é quando se quer deixar o anúncio no topo. Para usar esse sistema de transação presencial, porém, é preciso tomar alguns cuidados:

  • evite, ao máximo, fazer pagamentos antecipados: infelizmente, nem todos os vendedores são confiáveis e golpes acontecem com uma frequência maior do que se gostaria;
  • além disso, evite encontrar o vendedor ou o comprador em horário e lugar duvidosos: isso é essencial para não ser vítima de emboscadas;
  • tente sempre ir aos encontros acompanhado: todo cuidado é pouco quando se trata de sua integridade física e psicológica.

5. Lojas de games

A maneira mais fácil de vender jogos usados, porém, é ir até uma loja física de games e negociar diretamente com o dono. Aqui no Brasil, esse tipo de negócio é um pouco mais raro do que em países como os Estados Unidos da América (EUA), por exemplo, mas existem lojas que compram games usados para revender.

Para fechar negócio, é preciso levar o produto até a loja para que ele possa ser avaliado. O lojista, então, faz uma proposta com base nas condições do jogo e na demanda por ele no momento. Caso você aceite as condições, a venda é fechada.

Venda de jogos usados: quais cuidados tomar?

Além de conhecer os lugares em que é possível vender jogos usados, é importante estar atento a alguns cuidados. Assim, garante-se que o comprador vai se sentir seguro para fechar negócio, independentemente de o processo ser feito de modo on ou off-line. Confira!

Pesquise antes de definir o preço

Conhecer os preços do mesmo jogo ou de similares disponíveis no mercado ajuda a ter um panorama real de quanto vale o título. Mesmo que ele valha muito para você, de nada adianta estabelecer um preço que não chame a atenção dos compradores, concorda?

Lembre-se de não tomar como parâmetro os preços de jogos novos, que acabaram de sair da fábrica e são vendidos em grandes lojas de varejo. Faça um levantamento de preços do jogo e de outros da mesma categoria em sites de compra e venda de títulos usados e defina um valor que seja satisfatório para você e atraente para o comprador.

Adote métodos seguros de pagamento

Na venda de jogos pela internet, existem diversos meios para fazer pagamentos de modo seguro. Apesar de muitas vezes cobrar uma pequena taxa, o uso desses serviços garante uma negociação mais transparente e confiável. Entre as plataformas mais populares para esse processo estão o Pagseguro, o Paypal e o MercadoPago.

Exponha o jogo detalhadamente

Oferecer o máximo de detalhes sobre o jogo pode ajudar a atrair interessados. Se optar por vender em sites, seja claro e sincero sobre o estado do game, não só em relação ao disco e à caixa, mas também ao desempenho do título. Se um possível comprador entrar em contato diretamente com você, seja transparente.

Uma ótima ideia é explorar a opção de colocar vídeos na exposição do produto. Assim, pode-se demonstrar na prática o funcionamento do jogo. Certamente, isso pode ser um grande chamariz para compradores!

Compra de jogos usados: o que considerar?

Quem está interessado em atualizar o acervo de games e quer aproveitar as oportunidades do mercado de usados, também deve ficar de olho em alguns critérios na hora de fazer as compras. Separamos algumas dicas a seguir. Acompanhe!

Avalie a reputação do vendedor

Essa dica é extremamente valiosa para todo tipo de compra, principalmente no meio on-line. Os sites de venda e compra normalmente possibilitam que o usuário analise o perfil do vendedor, veja comentários de antigos clientes e saiba como foi seu desempenho nas vendas feitas pela plataforma.

Não deixe, portanto, de obter essas informações para ter a certeza de fazer uma compra segura. É uma medida simples, mas que pode livrá-lo de fraudes e possíveis frustrações.

Confira o estado do disco e da caixa

Sempre avalie esses dois fatores antes de finalizar a compra. Se puder ter contato com o jogo antes de fazer o pagamento, verifique se o disco não apresenta riscos, distorções, marcas ou outros detalhes que possam impedir seu bom desempenho. Caso não seja possível ter esse contato prévio com o produto, procure por imagens na página de vitrine do jogo ou solicite fotos mais detalhadas.

Faça uma pesquisa de preço e qualidade

Finalizar a compra por impulso pode deixá-lo de fora de um preço melhor ou de um jogo vendido em melhor estado. Como há vários lugares que vendem títulos usados, vale a pena verificar se os games que se tem em mente para comprar estão disponíveis nesses endereços.

Ao encontrar uma oferta imperdível, grave a página e tente encontrar uma alternativa ainda melhor. Se não conseguir, tudo indica que você finalmente achou a melhor opção!

Com essas dicas, fica mais fácil vender jogos usados para conseguir um dinheiro extra e poder comprar os lançamentos do momento. Agora, só depende de você colocar a mão na massa!

E, antes de vender sua coleção, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais. Você pode até encontrar alguém para fazer negócio!

Share This