Dicas Jogos

Confira a história e curiosidades dos personagens de Super Mario

Escrito por Jony Games

Não precisa estar na casa dos 30 anos para conhecer e ser fã da franquia Super Mario. A todo momento a Nintendo faz a nossa alegria ao criar um novo jogo do nosso gordinho ex-encanador preferido. Esse contato constante, aliado à nostalgia que esse game traz, faz a gente se interessar ainda mais sobre a mitologia criada do Reino do Cogumelo, não é?

E não é à toa que isso acontece! Quando um novo game do personagem mais famoso desse universo é lançado, não se trata apenas de um dia comum: é um evento que envolve toda a cultura pop. Afinal, até quem não é gamer já ouviu falar das aventuras de Mario e seus amigos, não é?

Neste post você vai saber um pouco mais sobre os personagens de Super Mario e conferir algumas curiosidades interessantes sobre eles. Boa leitura!

Mario

Inicialmente, o personagem Mario era chamado de Jumpman, pois ele aparecia no jogo Donkey Kong tentando salvar a namorada do gorila. O nome do herói foi alterado para Mario depois que as pessoas perceberam que ele era muito parecido com um funcionário da Nintendo que tinha o mesmo nome.

Seus poderes são diversos e podem variar de jogo para jogo. Aliás, o ex-encanador mais famoso do mundo já apareceu em mais de 100 games ao longo da história! O baixinho já foi piloto de kart, lutador, jogador de tênis, atleta olímpico em diversas modalidades de esportes e muitas outras profissões.

Embora Bowser seja o principal vilão da saga, é impossível falar de personagens de Super Mario sem citar Wario, o segundo maior antagonista do nosso herói que tem um visual bem parecido: macacão roxo, boné e camisa amarelos, um nariz grande e vermelho e um bigode excêntrico.

Luigi

Quando surgiu pela primeira vez no jogo Mario Bros., lá em 1983, Luigi era idêntico ao Mario — apenas a cor da roupa era diferente. Porém, em Super Mario Bros. 2 (NES, 1988) ele pulava mais alto do que o Mario, além de ser mais magro e alto. Em outros jogos ele é controlado pelo segundo jogador, mas não tem habilidades diferentes.

Ele conquistou espaço e o coração do público depois de algumas aparições especiais, como no clássico Mario Kart. Mas só em Luigi’s Mansion (Game Cube, 2002) ele realmente ganhou destaque. O jogo trazia o personagem em um cenário completamente diferente de outros games e foi muito bem recebido pela crítica.

Enquanto Wario é a versão contrária a Mario, Waluigi é o antagonista de Luigi. Ele apareceu pela primeira vez em Mario Tennis 64 (Nintendo 64, 2000) com seu visual é bem parecido com o do “Mario Verde”, mas suas roupas apresentam diferença nas cores — roxo e azul-marinho predominam — e suas feições claramente denotam uma intenção trapaceira.

Princesa Peach

A princesa mais conhecida da franquia conquistou muitos admiradores com seu jeito meigo. Ela é a donzela em perigo que apareceu nos jogos do Mario por aproximadamente 20 anos. Salvá-la geralmente é o objetivo principal, mas em outros jogos ela é um player com poderes especiais.

Embora existam outras princesas no mundo criado por Shigeru Miyamoto, como Daisy e Rosalina, apenas a Princesa Peach Toadstool recebeu um jogo exclusivo que explora mais suas habilidades e características. O game se chama Super Princess Peach e foi lançado para Nintendo DS em 2005. Vale a pena conferir!

Yoshi

O personagem foi desenvolvido pelo designer Shigedumi Hino quando os criadores da Nintendo idealizaram Mario viajando em um dinossauro. Yoshi foi mantido em cativeiro quando ainda estava dentro do ovo até que Mario o resgatou, tornando-se seu amigo inseparável. Seu novo parceiro ajudou o herói a resgatar a princesa e outros companheiros da maldade de Bowser.

Yoshi aparece em quase todos os jogos de Mario, mesmo que apenas em referências breves ou em forma de segredos e easter eggs, como em Super Mario 64. Embora ambos sejam realmente grandes amigos, é impossível não citar que o herói da saga já abandonou seu companheiro por diversas vezes apenas para conseguir pular mais alto em Super Mario World.

Toad

O Toad é um cogumelo humanoide de colete azul e fiel escudeiro da Princesa Peach. Ele vigia o castelo — em vão, aparentemente. O nome Toad se refere tanto a um personagem específico quanto a toda a raça que habita o Mushroom Kingdom.

Ele é um personagem jogável em alguns games da franquia: Super Mario 3D World, New Super Mario Bros. U, Mario Kart 8, Mario Kart 7, Mario Kart 64 (ele é o personagem mais rápido do jogo) e Mario Party DS. Como se trata de um guarda da propriedade de Peach, ele costuma ajudar Mario em diversas aventuras doando poderes ou guiando o herói nos cenários.

Bowser

Bowser é o vilão da franquia Mario e possui um castelo com um exército Koopa. Ele passou a se interessar pelo Mushroom Kingdom, por isso Mario precisa salvar a Princesa Peach constantemente das garras desse terrível vilão meio tartaruga, meio dragão gigante.

Em alguns games, como o Paper Mario, Bowser foi retratado com algum interesse romântico pela princesa. Peach lê o diário dele, que diz: “Eu espero que ela goste de mim”. A partir daí, o romance não correspondido é ainda mais explorado. Como citamos, em Super Mario Odyssey ele sequestra a princesa para se casar com ela à força.

Curiosidades sobre os personagens de Super Mario

Pode ser uma surpresa para você, mas o Mario não é cabeça-dura! Se você reparar bem, ele não quebra os tijolos com a cabeça. Na verdade, ele pula com a mão levantada, a qual quebra os tijolos recheados de moedas e itens no Reino do Cogumelo.

Uma curiosidade sobre a Princesa Peach: em 2008 ela apareceu como um dos personagens fictícios mais ricos da revista Forbes, com uma fortuna de aproximadamente um bilhão de dólares e também como uma das maiores políticas da história do videogame.

Há também um famoso debate sobre o gênero do Yoshi, geralmente referido como “ele”. Mas tem um detalhe: o dinossauro bota ovos e isso faria dele uma fêmea. Alguns defendem que ele seria assexual, mas em alguns games ele é retratado com uma queda por Birdo — outra antagonista em jogos paralelos à história original de Mario.

E você sabia que existe uma discussão na Internet questionando se o Toad é um humano com chapéu ou se sua cabeça é de fato um cogumelo? Existe até um vídeo afirmando que Toad é uma espécie de vegetal humanoide, pois nos jogos 3D não há uma cabeça renderizada por baixo do cogumelo.

Por fim, em 1993 a empresa japonesa decidiu levar o astro do videogame para as telonas e lançou, junto da Hollywood Pictures, o primeiro longa-metragem dos irmãos Mario e Luigi. O filme foi um fracasso, tanto de bilheteria e quanto de crítica e até hoje é malvisto entre os fãs. Grande parte disso se deve à falta de fidelidade ao cânone que os jogos construíram.

Deu para notar que a franquia Mario, apesar de antiga, ainda é muito presente na nossa vida e que as histórias dos seus personagens ainda nos fascinam. A cada dia descobrimos novas informações, com os novos jogos da Nintendo tornando tudo ainda mais interessante. Não é à toa que os games e personagens do Super Mario são muito populares até hoje!

E aí, gostou de saber mais sobre os personagens de Super Mario? Então siga nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece não só no Reino do Cogumelo, mas também em todo o universo gamer. Estamos no FacebookPinterestGoogle+ e Twitter.

Share This