Consoles Dicas Guia de jogos

Você sabe o que faz um designer de games? Descubra aqui!

Escrito por Leonardo Carregal

Um dos grandes sonhos de um verdadeiro geek é poder trabalhar com aquilo que ele ama: jogos! Mas, para ser um bom designer de games, é importante saber o que esse profissional realmente faz.

Quando pensamos nesse tipo de trabalho, imaginamos que seja algo complicado e que não tenha muito espaço de atuação no Brasil. Porém, uma coisa nós já adiantamos: essa é uma área muito promissora, inclusive em nosso país, e não é nada mais complicada que qualquer outra profissão.

Para ajudá-lo a entender melhor sobre essa ocupação, nós fizemos este post para contar o que é um designer de games, o que ele faz e o que o profissional precisa ter para se dar bem nessa área. Ficou interessado? Então siga com sua leitura!

O que é um designer de games?

O game designer é o profissional responsável por planejar e criar jogos eletrônicos, sejam para computador, videogames ou dispositivos móveis, como tablets e celulares.

O nome do cargo desse profissional pode variar de empresa para empresa e também de curso para curso, nas universidades. Entre os nomes estão Designer de Jogos e Entretenimentos Digitais, Designer de Games e Designer de Jogos Eletrônicos, por exemplo.

O que ele faz?

Como dissemos, esse profissional é responsável por desenvolver jogos eletrônicos, mas fica aquela dúvida: como ele faz isso?

Bom, ele desenvolve praticamente tudo do jogo, desde a história central e sua aparência, até sua jogabilidade, passando ainda por sua mecânica. Ou seja, esse profissional orienta coisas como:

  • a boa interatividade entre usuário e jogo;
  • a escolha das fontes;
  • a criação dos ícones;
  • o desenvolvimento da parte gráfica e
  • ​a criação do roteiro.

Qual é o perfil desse profissional?

Para ser um designer de games, a pessoa precisa gostar muito de jogos e de entretenimento eletrônico — por motivos óbvios — e é legal que ela conheça uma variedade deles.

Como é uma profissão que lida com o desenvolvimento de novas formas de entretenimento, é ideal que esse profissional seja criativo, para se dar bem no meio, e tenha uma boa comunicação, para saber engajar sua equipe de trabalho.

O que é preciso fazer para ser um designer de games?

Como o designer de games pode trabalhar em várias áreas na criação de um jogo e em vários setores — como agências de publicidade e produtoras de vídeo, além de empresas de desenvolvimento de jogos —, existem muitas oportunidades dentro do mercado de trabalho. Por isso, é preciso ter algumas qualificações.

Além dos cursos que citamos no primeiro tópico, temos uma boa notícia para quem já é formado em Design ou Ciência da Computação: você também pode trabalhar com jogos, afinal, a área necessita de mão de obra qualificada.

Para quem já tem uma dessas graduações e quer crescer na área, é legal investir em alguns cursos extras, com foco nesse mercado e que apresente conhecimentos mais específicos.

Com um mercado de trabalho pequeno e pouco explorado no país, a profissão de designer de games está em constante crescimento, podendo ser uma ótima opção de atuação para quem gosta dessa área.

Agora que você já sabe o que é e o que faz um designer de games, aproveite a visita em nosso blog para ler também a hora da verdade: descubra o quão geek você é, e veja 6 características que podem definir sua alma geek!

Share This