Dicas Tecnologias

Quem são os arquitetos de soluções de TI?

Escrito por Leonardo Carregal

Você já ouviu falar no termo “arquiteto de soluções”? Ele é utilizado para categorizar profissionais que atuam na implementação de melhorias no que diz respeito às tecnologias utilizadas pela empresa, com objetivo de otimizar processos e enxugar custos, porém mantendo máxima qualidade.

Para as startups, por exemplo, este profissional pode ser de grande ajuda. A medida que as operações da empresa crescem, as equipes recebem mais demandas, assim, voltando seu foco para a execução de processos e, consequentemente, destinando menos tempo para entender como aprimorar as tecnologias utilizadas na empresa, a fim de melhorar os serviços prestados ao cliente.

É aí que entra arquiteto de soluções em TI. No dia a dia sua função é analisar, melhorar e implantar soluções em tecnologia que deixem as engrenagens da empresa girando sempre melhor. Seja em grande ou pequenos negócios, esse profissional é muito importante para alinhar o empreendimento com as melhores práticas tecnológicas do mercado, evitando defasagens e perda de produtividade.

Os arquitetos de soluções de TI também podem ser muito importantes em uma agência de SEO ou agência de Marketing Digital, já que esse tipo de negócio precisa estar sempre por dentro das melhores tecnologias do mercado, para oferecer um serviço diferenciado aos seus clientes.

O objetivo das empresas é o crescimento, e para alcançá-lo é necessário entender como utilizar a melhor infraestrutura tecnológica. Dessa forma, uma vez que as vendas online aumentam e o número de clientes se torna maior, vê-se a necessidade de otimizar as operações com a ajuda de um arquiteto de soluções em TI. 

Logo, a função do arquiteto de soluções é encontrar a melhor alternativa para potencializar as operações da empresa que envolvem tecnologia, sem que haja a necessidade de contratar mais funcionários.

Os arquitetos de solução podem fazer parte da equipe ou serem consultores

Como já falamos, após a implementação das soluções pensadas pelo arquiteto, a equipe podem manter seu foco na boa execução das tarefas, sem que seja de sua responsabilidade traçar planos de ação para a experiência do cliente. Esta é uma tarefa dos arquitetos de solução. 

Mas, como isso acontece na prática?

Bom, um profissional de arquitetura de soluções pode tanto fazer parte da equipe interna da empresa, quanto ser contratado de forma pontual, para realizar uma consultoria estratégica, analisando o negócio, identificado os erros e apontando as soluções para otimizar todo o ambiente de TI. 

Veja também: como vendar mais com a tecnologia do advertorial

Dessa forma, quem presta tal consultoria deve conhecer a fundo o produto da empresa, de modo a realizar o melhor diagnóstico possível de acordo com cada caso. 

Por que um negócio precisa de um arquiteto de soluções em TI?

Existem muitos benefícios, porém, três se destacam:

  1. Ter um profissional qualificado por perto para mapear as falhas, corrigi-los e apontar sempre os melhores caminhos em TI;
  2. Ter alguém para implementar na empresa sempre as melhores tecnologias lançadas no mercado;
  3. Ter uma pessoa para traduzir a linguagem técnica de TI para toda a equipe, permitindo ao time compreender melhor o dia a dia da empresa.

Precisando de um arquiteto de soluções em TI para o seu negócio? Não hesite em contratar, seja fixo dentro da sua empresa ou um consultor externo.

Share This