Consoles

#saudade: relembre quais são os melhores consoles vintage

Escrito por Leonardo Carregal

Sony Mega Drive, Super Nintendo, Atari 2600… quanta saudade esses nomes trazem na cabeça de quem vivenciou essa época de ouro dos videogames. Esses são exemplos de consoles vintage, que, além de trazerem essa memória histórica de uma época, mostram que desde sempre se divertir com games é algo foda!

Então veja aqui esta super lista que preparamos para você conferir quais são os melhores consoles vintage e por que cada um deles se tornou tão marcante:

Sony Mega Drive

Para ser considerado um console vintage, não basta ser antigo. É preciso realmente ser um clássico, algo que realmente marcou uma geração, e que tinha (ou ainda tem) grande qualidade. Lançado em 1989, o Mega Drive se encaixa nesses requisitos e é sem dúvida alguma um dos mais importantes consoles vintage.

Os principais jogos desse console, que foi um grande sucesso na década de 90, foram os amados Sonic, o ouriço azul que encanta até hoje, e Mortal Kombat, um dos games de luta mais irados e divertidos de todos os tempos. Ele inclusive faz parte do EVO, um dos campeonatos de games mais respeitados do mundo.

Aliás, tem uma novidade incrível para os fãs do console: a Tectoy relançou o Mega Drive aqui no Brasil! No site ele ainda aparece como pré-venda, mas com entrega já prevista para o mês de Setembro de 2017. Inclusive o videogame virá já com 22 jogos na memória.

Super Nintendo

O SNES (Super Nintendo Entertainment System) foi lançado em 1991 no mercado americano e marcou o início da grande disputa entre os consoles no mercado. Ele surgiu justamente para bater de frente com os outros consoles de 16 bits que surgiam (como o Mega Drive), substituindo o NES (Nintendo Entertainment System), mais conhecido como Nintendinho aqui no Brasil.

Vários jogos clássicos desse console ganharam fama e carinho mundial. Entre eles estão Super Mario Bros, Zelda, Mega Man e Final Fantasy.

Seguindo essa sequência de relançamentos, que mostra o quanto o público está interessado nos clássicos, o Super Nintendo chega novamente ao mercado em 2017, com 21 jogos na memória.

Atari 2600

Nessa lista não poderia faltar o Atari 2600. O videogame é considerado um dos mais importantes da história dos games, sendo lançado em 1977 e dando início à segunda geração de consoles.

Muito popular na década de 80, o Atari tem um controle inconfundível e se destacou pelos games no estilo arcade, como o inconfundível Space Invaders.

A Tectoy também lançou a nova versão do console em 2017. O Atari Flashback 7 vem com 101 jogos na memória e traz diversão garantida para a galera com Asteroids, Adventure, Combat e outros games memoráveis.

Commodore Amiga 500

Você pode se perguntar os motivos de o Commodore Amiga aparecer aqui na nossa lista. Afinal de contas, ele não é um console, e sim um dos primeiros computadores domésticos, concorrente direto dos PCs IBM. Mas quem já usou um desses na década de 80 sabe como essa raridade foi umas das melhores máquinas de jogos que já existiu.

Speedball, Worms e Sensible Soccer são ótimos exemplos de como era incrível usar esse PC para jogar com gráficos ótimos para a época.

E aí, curtiu a nossa lista? Aposto que você tem #saudade desses e de vários outros consoles vintage. Mas um deles é bem especial: o Nintendo, até hoje é uma das marcas de maior sucesso no mundo dos games. Então confere essa seleção que fizemos dos games da Nintendo. De Mario Kart a Street Fighter, a diversão é garantida!

Share This