Consoles

Saiba que jogar video games é bom para a saúde? Conheça os benefícios

jogar-video-game-faz-bem-pra-saude

Jogar video games é bastante divertido, não acha? Porém, você sabia que, além de ser uma boa forma de entretenimento, estudos realizados por especialistas e instituições científicas apontam que os video games também têm um impacto positivo sobre a saúde?

Veja, a seguir, quais são os benefícios que esses jogos podem lhe proporcionar e descubra alguns motivos para continuar jogando!

Melhora os reflexos

Em 2010, a Universidade de Rochester concluiu que os video games ajudam a melhorar o reflexo e também o tempo de reação. No estudo, pessoas não jogadoras experimentaram jogar vídeo games e, depois disso, tiveram seus reflexos melhorados em 25% em relação aos que não jogaram.

Combate a ansiedade e também a depressão

Jogos em que é preciso cumprir metas e tarefas ajudam a combater a ansiedade e também favorecem a qualidade de vida. A satisfação de ter vencido e alcançado objetivos é um estímulo para a autoestima, o que combate, também, a depressão. Estudos feitos pela Universidade da Pensilvânia comprovam essa afirmação.

Fortalece a visão

O estudo de Daphne Bavelier, em 2009, concluiu que jogos de mirar, por exemplo, ajudam a treinar o olhar. Isso porque exigem movimentos rápidos e percepção das imagens. Assim, jogar video games pode ajudar a corrigir problemas de visão e também favorecer o seu fortalecimento nos idosos.

Aumenta a empatia

O neurocientista Jeff Mogil estudou a reação de pessoas estranhas ao jogarem video games juntas e percebeu que, depois de 15 minutos, essas pessoas se relacionam melhor, deixam de desconfiar umas das outras e também se sensibilizam com suas dores.

Trata psicopatologias

A Universidade de Yale fez seus estudos sobre jogar video games com indivíduos psicopatas. Os estudiosos concluíram que alguns jogos são capazes de gerar respostas positivas no campo emocional dessas pessoas. Com isso, podem ser mais uma alternativa para o tratamento de psicopatologias.

Estimula a realização de tarefas simultâneas

Já os estudos realizados na Universidade da Califórnia, por Adam Gazzaley, concluíram que jogar video games ajuda a melhorar a capacidade de os idosos realizarem tarefas simultâneas. Isso ocorre pois a atividade estimula o sistema cognitivo, ativa diversas regiões do cérebro e ainda favorece a memória e a concentração. Embora o estudo tenha sido realizado apenas com idosos, pessoas jovens também se beneficiam com os resultados.

Favorece a reabilitação e coordenação motora

Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, jogar video games também favorece a coordenação motora, em especial jogos que exigem que o jogador movimente o corpo. Os mesmos jogos também podem auxiliar na reabilitação terapêutica de pessoas que sofreram AVC (Acidente Vascular Cerebral), traumas ou paradas cardíacas. Tudo isso por estimular a musculatura, liberar adrenalina e causar sensação de bem-estar.

Outros benefícios de jogar video games

Além de todos esses benefícios, jogar video games ainda pode lhe ajudar de diversas outras maneiras, como:

  • Melhora a precisão de movimentos pequenos e delicados;
  • Favorece a percepção e compreensão de pessoas disléxicas;
  • Combate os males do sedentarismo (só para jogos de movimento);
  • Desacelera o processo de envelhecimento do cérebro e da memória;
  • Produz efeito analgésico no sistema cortical superior;
  • Melhora o equilíbrio (somente para jogos de movimento);
  • Ajuda a controlar impulsos viciosos (cigarro, bebida, comida, etc.);
  • Reduz o estresse.

No entanto, todos os benefícios de jogar video games são sentidos quando a jogatina é moderada. Permanecer horas jogando pode causar o efeito contrário e prejudicar a visão, causar lesões por esforço repetitivo e problemas relacionados ao sedentarismo (obesidade, diabetes, colesterol alto, etc.). Por isso, saiba dosar o tempo de jogo para ter mais saúde.

Gostou de saber que jogar lhe faz bem? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

 

Share This