Dicas Jogos

Como ser um Youtuber gamer de sucesso e popularizar seu canal

Você sabe tudo de jogos, vive atualizado, tem boas dicas para oferecer e sonha em ser um youtuber gamer? Então, como diria certo personagem cômico, “por que não sê-lo”?

Talvez você já tenha um canal de jogos e publique vídeos bacanas, mas não sabe como alavancar os likes e tem se perguntado, “o que será que está faltando?”.

Se você anda batendo cabeça com essas questões, daremos uma mão. Veja a seguir como ser um youtuber gamer de sucesso e popularizar o seu canal!

Seja persistente

Zangado, um dos youtubers gamers mais famosos, fala que ter persistência é fundamental para quem quer entrar nesse jogo.

Mesmo que games seja um dos temas mais procurados no Youtube, se você não perseverar em seus objetivos, é bem provável que desista antes mesmo de conseguir marcar presença na web.

Por isso, como primeiro passo, tenha em mente que é necessário dedicar tempo e esforço para fazer o canal bombar — e isso exige muita persistência.

Sem falar que, como gamer, você deve estar afiado, ou seja, tem que jogar muito. Mas isso nem é problema, vai!

Comece agora

Você organizou o seu canal, deixou a página principal bacana e está pronto para começar, mas acha que ainda está faltando uma coisa: o equipamento de captação (câmera, iluminação, microfone), que não é top de linha. Não se detenha por isso!

Se ficar esperando até conseguir o equipamento perfeito, é possível que tenha de arranjar uma cadeira para esperar mais confortavelmente, ou seja, vai perder tempo e não conseguirá avançar em seu propósito.

Por isso, não espere a condição ideal: comece agora e deixe que a evolução das ferramentas venha com o tempo.

Cuide do áudio

A recomendação acima tem uma única ressalva: invista na qualidade do áudio.

Sempre que se fala em gravar vídeos, é comum prestar toda atenção à captação das imagens, sem demonstrar o mesmo cuidado com o som.

Isso é um erro grave, pois os seguidores precisam ouvir o que você está falando, e isso pode ser bem complicado, principalmente se o vídeo for do tipo gameplay e o jogo muito barulhento.

Sendo assim, é importante ter um cuidado especial com o áudio. Isso não significa, por outro lado, que você tenha que gastar muito. Considerando que caras como o Mr. Poladoful começaram gravando vídeos sem microfone externo, mas com uma qualidade de áudio excelente, dá para fazer um bom trabalho sem grandes aparatos.

Edite com criatividade

Agora que você já deixou o áudio o mais perfeito que conseguiu, pense sobre a edição do seu conteúdo, afinal é ela que pode fazer toda diferença e tornar seu trabalho impactante e original.

Se você não manja nada de edição a melhor dica é: peça ajuda! Lembre-se que a maioria dos youtubers de sucesso tem um editor para deixar os vídeos mais profissionais — sem aqueles espaços de fala, por exemplo, que podem cansar o seguidor.

Com o tempo e a observação das reações do público, você vai conseguir perceber os detalhes: qual o tipo de vídeo ideal para os jogos que você escolheu trabalhar, se são longos ou curtos, se vale a pena fazer gameplays zerando jogos, ou se basta aqueles efeitos bacanas que trazem personalidade ao canal.

Cative o seu público

Tão difícil quanto fazer o pessoal assistir ao seu vídeo é mantê-lo interessado no conteúdo.

Além da relevância do material que é postado  ninguém quer perder tempo com abobrinhas, ainda que não se chateie com umas boas piadas — é preciso criar uma conexão com as pessoas.

Isso passa um pouco pela maneira como você se comunica com o público. Além de demonstrar desinibição diante da câmera e de conseguir expressar seus pontos de vista com clareza, deve parecer que você está falando diretamente com o cara que está do outro lado do PC.

A maioria dos youtubers gamers de sucesso cria uma espécie de personagem: uns são mais cômicos, anárquicos; outros mais sérios e ponderados. Uma vez criada a “persona”, eles se mantêm fiéis a ela.

Assim, é interessante saber para qual público você pretende falar e moldar o seu estilo ao gosto desse pessoal.

Foque no seu estilo de game

Uma boa maneira de delimitar o público é eleger determinado tipo de game. Nesse caso, é interessante afinar a escolha com o seu próprio estilo, ou seja, procure focar naquilo em que você é bom.

Se o seu negócio é FPS, faz todo sentido gravar vídeos sobre o tema, uma vez que terá muito mais facilidade de tratar do assunto.

É muito melhor você segmentar seu público-alvo que, desculpe o trocadilho, atirar para todos os lados.

Crie periodicidade de conteúdo

Certamente você já desanimou de um canal porque não conseguia saber quando teriam novas publicações, não é mesmo? Ainda mais no universo gamer, em que surgem novidades todos os dias.

Se você quer ter likes e views, não se esqueça de manter a periodicidade das postagens. É importante que seus seguidores saibam quando serão lançados vídeos novos no canal — isso faz com que criem o hábito de visitar sua página para acompanhar as novidades.

Tenha essas atualizações como compromisso e se esforce ao máximo para cumpri-lo. Para isso, você precisa aprender a planejar as pautas: o ideal é que você escreva diversas ideias de conteúdo em um papel (pelo menos 50) e vá aprimorando cada uma delas, de acordo com o período determinado. Você pode começar postando vídeos uma vez na semana e ir aumentando conforme for sentindo a necessidade.

Mas atenção: se você prometeu aos seus seguidores vídeos toda terça e quinta, por exemplo, não fure essas postagens sem um motivo real, para não perder a credibilidade — sempre lembrando que eles precisam seguir o canal e ativar as notificações para não perderem nenhum vídeo novo.

Faça parcerias

Sabemos que parcerias são importantes em todos os mercados, mas em ambientes virtuais como o YouTube devem ser pensadas como estratégia, principalmente se você está começando nesse meio.

A parceria com outros youtubers te traz mais visibilidade — e aqui não estamos falando só de ser citado em um canal conhecido, mas sim gravar vídeos junto e trocar experiências para aumentar o conhecimento sobre o assunto.

Essa estratégia ajudou diversos canais pequenos a ganharem os milhões de seguidores de agora e é bem aceita, pois todos saem ganhando com o aumento das visualizações. Esse é outro motivo para se preocupar com o conteúdo criado por você. Ser reconhecido por quem é do meio abre as portas para oportunidades.

Estude a audiência

Acredite, vai demorar um pouco para você conseguir a tão sonhada monetização dos seus vídeos, então esteja preparado, pois você vai precisar trabalhar duro. Encare seu canal como uma microempresa: é necessário estudar sua audiência e analisar os resultados.

Mas não precisa se desesperar! Em um primeiro momento, você precisa saber itens básicos para fazer o canal bombar — como o horário de mais visualizações, a faixa etária que tem acessado, a quantidade de compartilhamentos —, pois esses indicadores são importantes para melhoria do seu canal.

Para ajudar a aprimorar seu canal, programas como o YouTube Analytics podem te dar informações mais avançadas como: a quantidade de likes e de deslikes, tempo de permanência nos vídeos (importantíssimo), e claro, os vídeos mais vistos. Bacana, né?

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